menu

BlogAcne e sua relação com a Nutrição12 jun 2016

Você sabia que a alimentação pode ajudar a prevenir e tratar a acne? A saúde e vitalidade da pele são conquistadas primeiramente de dentro pra fora. Também existem os fatores hormonais, que são importantíssimos e devem ser avaliados por um profissional capacitado, mas a nutrição consegue modular significativamente alguns fatores responsáveis pelo surgimento das temidas espinhas.

            O consumo elevado de laticínios e alimentos de alto índice glicêmico, como açúcar, doces e cereais refinados é um dos principais fatores responsáveis pela acne. Leite, derivados e carboidratos de alto IG elevam a secreção hepática de IGF-1 que, por sua vez, promove aumento da proliferação das células da pele e da liberação de hormônios sexuais, que estimulam a produção de sebo.

             O consumo excessivo de ácidos graxos saturados e ômega-6 (óleo de soja, milho, canola, alimentos industrializados que contêm gordura hidrogenada, frituras..) também estimulam a acne por serem pró-inflamatórios e por aumentarem a proliferação de bactérias causadoras deste problema.

            Além disso, já existem estudos demonstrando que a disbiose intestinal (alterações da homeostase microbiana intestinal) pode ser um fator importante para o surgimento da acne, por permitir a absorção de macromoléculas e toxinas que podem causar inflamação na pele – causadora dos cravos e espinhas.

           Por fim, a deficiência de alguns nutrientes, como zinco, selênio, cromo , vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B também aumentam o desequilíbrio hormonal, e pioram este problema.

           Portanto, sempre vale lembrar: a alimentação balanceada é o segredo de uma pele bonita!


Agende suaAtendimentos em Florianópolis-SC

Consulta
  • Por Fernanda Casagrande Não consigo emagrecer, e agora?

    Inverno acabando, setembro chegando e o desespero já começa a bater... Mas o que fazer se mesmo com dietas hipocalóricas e exercícios físicos frequentes não conseg... Leia Mais

  • Por Fernanda Casagrande O poder dos chás

    No inverno, nada melhor para esquentar do que um chá bem quente! O chá, que teve sua origem no Oriente há milênios, tornou-se popular em diversos países e também no... Leia Mais

  • Por Fernanda Casagrande Acne e sua relação com a Nutrição

    Você sabia que a alimentação pode ajudar a prevenir e tratar a acne? A saúde e vitalidade da pele são conquistadas primeiramente de dentro pra fora. Também existem ... Leia Mais

  • Blog

    Veja outras do Blog

Envie uma mensagem

Preencha o formulário abaixo para saber mais informações sobre o site e consultas